sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"O Preço de uma Verdade"


Recentemente vi uma filme chamado "Um preço de uma verdade". O filme conta a história de um jornalista que ganhou fama,sucesso e foi um dos maiores escritores da revista The New Republic dos E.U.A. Ocorre que ele simplesmente inventava matérias,arruma nome falsos,reuniões, para forjar matérias que nunca existiram para obter sucesso custe o que custar. O cara era o CQC! rs Só pra distrair.

Na revista publicou 41 histórias parcialmente ou totalmente inventadas. Como é de praxe no jornalismo, sempre é importante ter uma fonte confiavél,e que narre somente os fatos e a verdade. Durante algum tempo, suas matérias começaram a ser checadas pelo seu editor que começou a desconfiar de suas mentiras típicas de pinóquio.
O jornalista chamado Stephen Glass é um típico cara confiável,bonito,educado,somente por fora.Mas por dentro uma pessoa com o caráter totalmente corrupidos pela ganância e pela trapassa surreal de suas idéias inimaginárias.

Não julgo e nem crítico a atitude do Jornalista no filme. Mas tenho que parar e pensar a respeito do nome do filme. "O preço de uma verdade". A verdade é o pilar mais fundamental que existe em qualquer relacionamento,seja em um namoro, um casamento, e até mesmo nos negócios, pois sempre será fundamental porque é um dos pilares da Confiança. E Confiança é algo que se relaciona de forma íntima com a verdade. Nem sempre sabemos lidar com a verdade de  forma direta e simples, pois muitas das vezes não é necessário contar a alguém o que de fato aconteceu, se não tem um grau de importância. Mas o fato que era importante!
Quantas vezes você deixou de falar a uma pessoa que a amava e não teve coragem e nem se deu a oportunidade de tentar dizer: Você é importante pra mim! Eu te amo!Eu gosto de você! Ou quantas vezes a mentira ou a sua omissão doeu na alma e lhe incomodou a ponto de você não aguentar e ter que abrir a boca desesperadamente para dizer simplesmente a Verdade?

Jesus certa vez disse: Conhecereis a verdade e verdade vos libetará. João 8:32

Jesus está nos dizendo que a verdade sempre nos liberta do engano, da mentira, do nosso próprio egoísmo e do nosso preconceito tolo e principalmente do "Medo''. Sim do medo. Medo de contar a verdade, medo de confiar em alguém, medo de entregar seu coração a alguém, medo de se decepcionar e medo de viver em mundo de mentiras. Muitas das vezes nos apegamos a diversas mentiras e nos acostumamos com elas. Fazemos dela (mentira) nossa companheira de caminhada, achamos que está tudo bem, que estamos em paz com Deus, que pecado não irá nos levar para o inferno, que a ilusão do mundo é o melhor lugar pra se estar.
E acabamos abraçados com o Pai da mentira. O próprio diabo pai da mentira.

Há exatamente 1 semana realizei uma audiência no 1.º Vara do Tribunal do Júri. Era advogado de uma moça que na época provocou um aborto espontâneo, e junto com ela foram indiciadas outras moças, em razão de uma  Clínica do médico ter vários documentos e exames com nome delas,comprovando que o aborto tinha se realizado. Após ser instaurado o inquérito policial para indiciar e investigar o médico. Fato que foi comprovado com toda documentação encontrada na clínica incriminando as demais moças.
Eu estava com esta cliente na sala de audiência esperando a Juíza chegar para iniciarmos.Porém, chega um senhor de terno e gravata e começar a querer instruir a minha cliente dizendo:"Olha você pode ficar tranquila, pode dizer que chegou na clínica com sangramento e vai dá tudo certo" Na hora repreendi ele: Doutor eu sou o advogado dela e ela não vai falar nada do que o senhor está dizendo, Ela vai falar a verdade, somente a verdade". Após chamar ela para uma conversa particular, vim saber que ele era o médico que tinha realizado o aborto nela. Fiquei perplexo com tamanha cara de pau dele e a mentira.
No entando você está pensando porque esta moça abortou? Bem, as razões são simples e delicadas. Esta moça não sabia que estava grávida, quando o seu pai veio a falecer,tinha 18 anos, e estava começando a faculdade e ainda perdeu um Pai. Creio que sua cabeça estava a mil.
Na hora da audiência instrui ela a aceitar a suspensão condicional do processo, que é uma benefício dado a Acusada, para que não seja processada diante de sua confissão.Ao aceitar foi como se ela estivesse confessando o delito e aceitando o perdão da justiça, não podendo cometer nenhum delito no período de 2 anos.
A verdade tem um preço e custa caro. Assim como a mentira também custa caro.Se você omitiu um sentimento e não quis contar a esse alguém, saiba que você irá morrer junto com o arrependimento. Se você vive uma vida regada a ilusão,festas e bebidas,sexo,saiba que um dia Deus te pedirá contas e se você não se arrepender passará a eternidade com o pai da mentira. Porque a vida se resume a eternidade e não este mundo frágil e que está em constante declínio rumo ao  inferno e enxofre.

Como também disse, a verdade também tem um preço. Jesus certa disse: Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida. A verdade de Jesus é que Ele é o Messias, o Salvador que veio morrer por mim e por você e pagou caro e com o seu próprio sangue a minha e a sua Salvação, para que todos os homens vivam uma vida de Verdade e abandonem a mentira, o engano, a prostituição e este sistema corrupto que envolve as pessoas e lhe diz que se você não usar droga, você é um careta..
Por mais que doa, é sempre bom dizer a verdade, assim  você fica em paz com Deus e com os homens.
Eu particulamente preciso dizer uma verdade que omiti a uma pessoa, não menti, mas só eu sei como dói não ter dito o que eu sinto por essa pessoa. E fico pensando, será que se eu tivesse dito não estaria em paz com ela e com Deus? Será que se eu não fosse tão orgulhoso não teria seria sido diferente? Ou foi o medo? Ou foi egoísmo? Sei que preciso contar a verdade. E você? Qual mentira tem contado pro seus pais? Sua namorada? Seu sócio? Seu amigo(a)? Qual mentira você mais gosta? Qual pecado tem escondido e não tem coragem de confessar? Qual?  Saiba que Ele é fiel e justo para vos perdoar e lhe lavar com seu sangue que foi pago por alto preço, preço de morte.

A verdade tem um preço e se você não contar logo, o preço da mentira pode destruir você.
Não deixe a ratoeira da mentira pegar você!

Jesus é a verdade que liberta!


Geyzon Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário