sábado, 20 de novembro de 2010

“A NOSSA VIDA É DE ESPERA.”



O título desse post ouvi de uma cliente no mês de Outubro. Essa cliente é uma mãe idosa que perdeu o filho enquanto ele foi trabalhar a serviço do T.R.E e de uma empresa de informática de grande porte, infelizmente no seu momento de lazer, morreu afogado na praia da Maresia em Maués/AM.
A frase veio justamente no momento em que a audiência estava com 2 horas de atraso. Ela, uma Senhora muito sensível, doce, e visivelmente triste pela perda do seu filho,  as lembranças transmitiam a dor ainda muito latente em seu rosto e coração, expondo a ferida na alma que não cicatrizou, começou dizer o porquê a vida era de espera. Começou narrando:“Nós esperamos para nascer(9meses),esperamos para morrer(máximo 90 anos). Esperamos crescer(}--------{),esperamos pra estudar,esperamos pra casar,esperamos pra morrer, a nossa vida é de espera.”
Fiquei pensando nessa frase,meditando,como se Deus quisesse falar algo ao meu coração. “A nossa vida é de espera”.
Você já imaginou o curso de um rio com corredeiras fortes e as águas correndo numa velocidade seguindo o caminho traçado antes mesmo de eu e você existir? Pois é, assim é a nossa vida. O caminho que Deus traçou, diz que não precisamos fazer ou ter muitas coisas para que o percurso a ser seguido chegue no fim que foi desenhado e determinado por Deus.porque Deus já traçou antes mesmo de nascermos.
Diz o Salmo 139:16 diz: “tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.”
O percurso do rio inicia-se em uma nascente, é um caminho longo, cheio de altos e baixos, penhascos,curvas,largo,estreito, com lugares sórdidos e perigosos e que também tem seu momento de tranquilidade e paz, assim é a nossa vida.
Mas nem sempre temos paciência de esperar que a vida siga o curso do rio, pois o mundo capitalista nos ensina que devemos correr atrás, a nos Apressar, a Estudar Excessivamente, a Ter, a Comprar, a Ser. Mas não  nos ensina a esperar e a viver a vida e seguir o seu percurso já escrito. O livro de Eclesiastes nos ensina sobre todas essas coisas,vejamos:
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?Ec.1:3
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Eclesiates 3:1-8
A vida é de espera. Mas o que você espera? Com que você sonha? Qual o desejo do seu coração? Onde você quer chegar?
São perguntas que no dia-dia buscamos respostas e estão ligadas a nossa vida pessoal,profissional,sentimental,etc, mas que estão intimamente atreladas ao nosso desejo mais profundo.
E as respostas estão geralmente ligadas naquilo que achamos que é felicidade ou sucesso. 
Mas  “Tempo” não é a mesma coisa que “Espera”, apesar de a espera sempre depender do tempo.
 O livro de Eclesiastes diz que “Há” tempo,ou seja; O “Há” vem do verbo “Haver”, quer dizer que em um determinado momento, no abrir e piscar de olhos, pode existir ou acontecer o sonho,a felicidade,o inesperado,a dor,a alegria.
A palavra “Tempo” tem origem no latim. Ela é derivada de tempus e temporis, que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, etc.
O “Tempo” nunca para,nunca espera,tempo é o estado das coisas que segue um curso,um caminho,um fim.
“A nossa vida é de espera...” Disse minha cliente. Bem, é verdade que temos que esperar que no tempo certo Deus nos permita ter vitória em várias áreas de nossas vidas, mas não significa que não temos que agir,nem lutar, nem perseguir a busca do nosso sonho,do nosso desejo,objetivo.da nossa felicidade.
A espera que eu compartilho com vocês queridos leitores, não é a “espera” de ficar esperando que as coisas aconteçam sem uma ação sua.
A “Espera” que a minha sábia cliente compartilhou, é a espera de viver intensamente a vida a cada passo seu, desde o seu nascimento até a velhice, seguindo o percurso do rio, pois as águas não param de correr nas curvas estreitas e apertadas das margens do rio, pois muitas vezes jorram as águas da alegria, da paz, da tranquilidade, mas também jorram ferozmente as fortes correntezas da tristeza, das mágoas, das indecisões, das dúvidas, do orgulho,das emoções, dos sentimentos, que tentam submergir você.
E faço uma pergunta: Quem está no comando do seu pequeno bote chamado “vida”?
DEUS nos deu a vida para que vivêssemos de acordo com a sua vontade, mas em nenhum momento nos prometeu somente águas tranquilas, águas rasas, águas límpidas, vitórias somente. Mas nos alertou dos temporais e das correntezas fortes que sempre aparecem para nos fazer perceber que a vida não é somente sombra e água fresca, mas é preciso que Aquele que é o Autor da vida “Jesus” esteja no nosso barco pra dizer:  “Acalme-se os mares, cessem os ventos”. Certa vez  disse o Senhor Jesus: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33
“Ânimo”, sim, é isso que nos faz resistir as fortes chuvas, as fortes ondas, e temos que está preparados, “esperando” as oportunidades, pois a oportunidade nunca é perdida,sempre alguém vai aproveitar as que você perdeu. “Espere” firme em Deus que uma hora o temporal vai passar, logo o dia vai amanhecer e trará luz do céu para iluminar os dias que antes eram nublados e escuros.
Aguente firme, porque tem muitas coisas na vida que valem a pena lutar,se sacrificar,perdoar,amar,esperar.
Arrisque-se, quem não tenta não vive e não alcança. A vida é feita de escolhas e decisões diárias, Deus não decidirá por você,o tempo passa,a vida passa, e de tanto esperar pode ser tarde, viva a vida de forma intensa e com paixão.
É PRECISO VIVER!
Disse Clarice Lispector: “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
MERGULHE NA VIDA!
Esperar dói. Mas viva a vida de forma que a cada dia você possa fazer valer a pena a espera.
“A nossa vida é de espera.” Disse minha cliente.
Espere pelo seu sonho, mas NÃO fique parado pensando que um dia ele vai chegar se você ficar aí parado(a) sem lutar.
Espere pelo Amor da sua vida, mas NÃO fique esperando um príncipe encantado. Mas se Ele aparecer e Amar você de forma pura  e sincera, NÃO deixe a dúvida e o medo lhe cegar, porque você pode perder a jóia mais preciosa que passou pela sua vida.
Espere por Vitória em todas as áreas da sua vida, mas NÃO deixe que os inimigos externos mine a sua Autoestima,sua Coragem,sua Fé,NUNCA DESISTA!!!
Espere que Deus fará grandes coisas na sua vida, mas NÃO pense que Ele irá fazer se você não busca-lo em oração, leitura da palavra(bíblia),se você não amar e servir o próximo como a si mesmo.
Espere pela Felicidade, mas NÃO tenha medo dos seus próprios sentimentos e não esquece que ela está nas pequenas coisas.
Espere, mas NÃO deixe a vida passar pelo rio da vida sem que você sinta a emoção da alegria, da tristeza, da esperança,do amor, das lutas, das tempestades, do gosto da derrota e principalmente o gosto da Vitória!
Acompanhe o curso do rio, mas nunca, nunca, deixe de contemplar a paisagem mais bela que existe nas margens do rio da vida.
“Mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.” Jesus  João 4:14
“Estou esperando as promessas de Deus, mas continuo vivendo em busca do sonho,da felicidade e do amor.” Geyzon Reis

*Texto escrito em Porto Alegre/RS

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, proposta e conteúdo do blog.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, ficarei muito honrado.

    www.hermesfernandes.com

    Juntos pelo Reino!

    ResponderExcluir