quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Viagem a Angola 2009





O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61:1-7.

VÍDEO DA VIAGEM A ANGOLA, CONFIRA ABAIXO:

http://www.youtube.com/watch?v=TIpRDvKBIto

Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pelo privilégio de servir-lo na Nação chamada Angola na África, a Ele toda Honra,toda Glória,todo Louvor e Adoração, não porque Ele merece,não,mas porque Ele é DIGNO de receber!

Quero agradecer a minha família que são minha base, a vocês meus amigos que me apoiaram e oraram por mim e pelo meu pastor José João de Mesquita, sem suas orações tudo seria muito mais difícil.

Após passar 4 dias em solo carioca, chega o grande dia da partida rumo a Angola, 25 de agosto de 2009.Quase eu fico ali mesmo no aeroporto, pois tinha esquecido o cartão de vacina internacional da febre amarela, mas após o uso da internet foi possível receber a cópia e tirar outro na ANVISA do aeroporto, após alguns minutos de corrida dentro do Galeão. Durante esse percurso falei a Deus: Senhor se não for da tua vontade que eu vá não deixe eu ir,creio que Ele por sua misericórdia e por ouvir minha oração sincera fez com que tudo desse certo,sendo a sua vontade estabelecida.

Foram 7 horas e 20 minutos para atravessar o oceano atlântico até Angola, após a chegada passamos cerca de 2 horas e meia para receber a autorização de entrada no passaporte e espera das bagagens.

Angola é uma nação cheia de contrastes, cores, povos e línguas, separada por duas classes sociais: Rica e a Pobre.

Angola viveu 45 anos de guerra, 15 anos contra os portugueses e 30 anos de guerra civil, o país foi assolado pela guerra, pela fome, pela miséria e opressão do inimigo de nossas almas,deixando milhões de órfãos com corações dilacerados,mentes destruídas pelos barulhos de tiros,bombas e cenas de violência de todas as ordens e milhares com membros amputados pelas minas terrestres.

O povo Angolano apesar de ter o sonho e a esperança massacrado pela guerra, é um povo alegre, que ama o futebol e o esporte, guerreiro e trabalhador que ama viver e luta por isso todos os dias. Mas um país que viveu em guerras deixa seqüelas como a corrupção, que atua em todas as áreas e está entranhada no Governo, que governa o País há 30 anos,sendo que os governantes são os únicos ricos que desfilavam em carros de valores superiores a 70 mil dólares ou até mesmo o menor funcionário esbanja,causando um desajuste social lamentável,pois enquanto uns são muitíssimos ricos, outros não tem o que comer.

Angola é a Nação mais rica do continente africano, sendo que sua economia gira em torno do petróleo, onde o Governo exporta cerca de 2 milhões de barril de petróleo por dia. Falo Dia! Mas esta riqueza não é distribuída entre o povo, gerando pobreza,e um serviço publico precário, aniquilando a esperança e uma pesperctiva de um futuro melhor. Qualquer lugar em Luanda você pode ver lixo e pessoas comercializando tudo o que é possível vender nas ruas de luanda, em cada esquina,cada chão, sempre envolvidos pela poeira.

A população de Angola chega a 20 milhões de pessoas,sendo que 10 milhões são jovens,adolescentes e crianças. A quantidade de crianças nas ruas impressiona, muitas quase despidas, talvez órfãos de pais e carentes de amor, de um abraço e de esperança.

O relacionamento com a Igreja Presbiteriana de Angola começou a cerca de 20 anos nas filipinas com o encontro do Pr. José João com o Pr. Neves, que recebeu o compromisso da IPM em apoiar os estudos de jovens que hoje são os pastores da Igreja de Angola. Após 20 anos o reencontro aconteceu e foi um momento histórico e emocionante, onde o Pr. Neves ficou muito emocionado após rever o Pr. José João.

Angola e seu povo me fascinou, pela humildade,afeto,louvores a Deus, pois em tantas dificuldades eles resistem e crêem que o melhor de Deus está por vir junto com as lindas tardes onde o pôr-do-sol africano dar seu show de beleza e anuncia que virá um amanhecer de esperança com as misericórdias que Deus irá renovar a cada manhã.

A conferência foi uma benção, o ensino e o compartilhar de experiências entre os pastores, entre os jovens fez com que a visão fosse além,os sonhos fossem além, as mudanças geradas nesta viagem vão trazer benefícios para igreja angola e também para IPM imensos, pois frutos iremos colher no futuro para glória de Deus em nossos corações e dos irmãos angolanos,pois a realidade da áfrica nos faz ver que precisamos nos doar mais,servir mais os irmãos angolanos pois precisam muito mais do que eu e você.

Servir a Nação de Angola e os irmãos mesmo que por um curto período de tempo foi algo marcante, que ficará na história da minha vida registrado e ninguém poderá apagar. Nada há nada mais gratificante de compartilhar,de orar junto, de sentir as necessidades e ouvir o clamor de dentro de seus corações, e ainda ter oportunidade de dá uma palavra de apoio e encorajamento para aqueles que passaram anos talvez ouvindo choros, palavras de derrota, de crítica e de guerra, e ver em seus olhos que há esperança e querem ver ela chegar logo trazendo mudanças em prol da igreja de Cristo e da comunidade,isso é gratificante demais.

“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Tm 1:7

Na história só fica registrado quem escreve e faz as coisas acontecerem, pois os grandes planos de Deus são executados pelos grandes homens revestidos de humildade,honra e lealdade ao grande Deus. Os grandes homens de Deus escreveram história como:Moisés,Davi,dentre outros. Longe de mim me comparar a eles, pois sou tão pequeno. Mas quero chamar a sua atenção e lhe dizer que é possível escrever história junto com Deus, pois Ele faz a barreira dos opositores de sua vida cair no Nome de Jesus, quero lhe dizer que as barreiras dos Sonhos impossíveis podem cair no Nome de Jesus, que ir a África não é mais um mito, é uma realidade bem pertinho de você. Que as barreiras do orgulho,do egoísmo, da inveja também podem cair no nome de Jesus,pois você não nasceu e não foi feito para servir o seu próprio umbigo e nem para querer ser igual a mim ou a outra pessoa qualquer,mas fomos criados para Deus e ser como seu filho Jesus, e ser amado por Ele e compartilhar esse amor com o próximo.

Escrever história junto com Deus não tem como pré-requisito um diploma de faculdade, ou se você tem dinheiro ou até mesmo se sabe escrever. Deus levanta quem Ele quer e na hora que Ele quer, e a sua submissão tem que de obediência conforme as escrituras. História com Deus se escreve com um coração disposto a ouvir o chamado de Deus e obedecê-lo. Os discípulos não eram intelectuais, mas obedeceram a Jesus e escreveram a história que mudou a história da humanidade, transformando vidas a cada dia até hoje. Você só tem duas opções, ou você faz parte da história ou você escreve a história que Deus determinou que você escrevesse,pois Ele escolhe aqueles que não são nada para glorificar o Nome Dele.

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1COR 1:27-29”

Seja quem você for, não DESISTA dos sonhos de Deus,pois aquele que escreve a história da tua vida é capaz de mudar outras vidas através da sua vida!

Vidas foram impactadas em Angola, inclusive a minha.Há coisas tão pequenas que insistem debater ou desqualificar, quebrando a comunhão do corpo de Cristo,sendo o orgulho o principal artifício que os homens teimam em seguir. A única roupagem que uso são as vestes lavadas pelo sangue do cordeiro que foi derramado na cruz do calvário em favor dos seus eleitos.Murmurar é algo tão comum no nosso meio e por isso apreendi que não devo mais murmurar contra o trânsito, pois nunca passei 01:30 minutos num engarrafamento em Manaus. Apreendi que não devo murmurar da comida mais simples que possa comer, pois em Angola muitos não tem um pão para comer, apreendi que não posso murmurar do calor de Manaus, pois em Angola sequer tem água encanada para tomar banho,ou até mesmo dos meus sonhos não realizados, pois muitos vivem sem esperança alguma.Não posso murmurar,descordar ou ter inveja dos meus irmãos que viajam com Líderes da Igreja ou junto com uma autoridade pública,pois meu dever é apoiá-lo e orar por eles,pois Deus tem seus planos que vão além do meu egoísmo. A vida cada dia ensina e na África se apreende que você deve ser muito grato a Deus por todos os benefícios para conosco, e que também Ele ama aquele povo incondicionalmente e tenho obrigação de amar sem discriminação de cor ou raça, e orar por eles e de doar meu tempo em prol do Reino.

Os sonhos que eu achava ser impossível, não são, pois o meu Deus é o Deus que faz por mim os impossíveis, fazendo de mim um lápis em suas mãos.

A Missão Angola não está mais restrita apenas a uma viagem missionária, será uma Missão anual que terá o apoio incondicional da IPM por um período de 10 anos, sendo que o plano de apoio será elaborado pelo Pr. José João e pelo conselho da Igreja, enviando professores,pastores,ofertas. Todas as ofertas não serão mais para a viagem de equipes missionárias,mas para o apoio da Igreja Presbiteriana de Angola. E você que quiser abraçar Angola com suas ofertas,seus dons,talentos e profissão esta é a hora, conto com você.

E esse é um motivo de grande alegria, e demonstra que o trabalho no Senhor não é vão, pois aquele povo carece de amor,ensino,recursos financeiros, atenção e de plena comunhão com a IPM e outros irmãos de outras denominações, e concerteza estarei a frente junto com o Pastor José João para ver as maravilhas que Deus irá fazer naquela nação.

Ore por Angola, ore pela África, vamos juntos escrever história junto com Deus, porque o trabalho no Senhor não é em vão!

Obrigado ao Pr. José João de Mesquita e demais pastores, e a IPM por confiar em mim, obrigado UMP na pessoa da Cynthia Guedes,a UPA na pessoa do Pr. Júlio Morales e Cinthia Morales, a SAF na pessoa da minha querida mãe espiritual Nacora, e demais departamentos da IPM, ao Paulo Pavarotti,Mário da HM,a família Sathler de Brasília na pessoa do seu Antônio Salthler, dentre outros que acreditam que missões transculturais é um projeto de Deus.Obrigado a todos pelo apoio incondicional.

Correrei para Ti Senhor e falarei das maravilhas que fizeste, obrigado pela tua fidelidade e teu amor. Importa pra mim que o Senhor cresça em mim e eu venha a diminuir mais e mais. Que o Senhor abençoe a nação Angolana, que o Senhor faça cessar a miséria e faça a nação te conhecer e te adorar, que o Senhor mesmo sare aquela terra para glória de Teu Nome! Assim eu te peço no Nome poderoso de Jesus!

Amém.

Geyzon Reis

P.S.: NÃO DEIXE DE CONFERIR O VÍDEO DA VIAGEM COM ENDEREÇO ACIMA.